terça-feira, 28 de outubro de 2008

A noite de 28 de outubro de 2008 ficará marcada na história da Universidade de Caxias do Sul. Aproximadamente dois mil estudantes deram a tônica do ato contra o aumento de mensalidades. DCE, DAs e movimentos sociais (MTD, Marcha mundial de mulheres, Sindiserv, Sindicanto dos Metalúrgicos e o Movimento Hip Hop.) se manifestaram em uníssono, reivindicando ações em prol aos estudantes: 0% de reajuste das mensalidades, Casa do Estudante e Creche universitária.

O ato pacífico iniciou no Centro Cívico da Universidade. Em grande grupo, os estudantes passaram nos blocos M, H, E, F, J, 58, G e V, convidando os colegas a integrarem o movimento, e acabaram o grande ato no Bloco A (reitoria). O reitor não estava presente e foi representado pelos pró-reitores de Administração (Prof. Gilberto Henrique Chissini), Graduação (Profª. Nilva Lúcia Rech Stédile) e Planejamento (Prof. João Ignácio Pires Lucas), além do prefeito da Cidade Universitária, Prof. José Carlos Monteiro.
Após a leitura das reivindicações dos estudantes, o prof. João Ignácio Pires Lucas fez o uso da palavra, manifestou-se, elogiando o ato, além de garantir que as reivindicações serão levadas ao reitor da universidade.

Os estudantes, após a manifestação defronte ao bloco A, dirigiram-se ao Galpão Crioulo da universidade, onde ficarão em vigília por tempo indeterminado. Na quarta-feira pela manhã haverá outra manifestação. Às 9 horas, na sala de conselhos do Bloco A, haverá uma reunião do Conselho Universitário. Nesta reunião, será definido o percentual de reajuste das mensalidades que será levado ao Conselho Diretor da FUCS.

Nenhum comentário: