O Diretório Central de Estudantes da UCS, gestão "Movimentação, exija o impossível! " tem por seu objetivo garantir o acesso a Universidade tornando-á democrática, plural e de acesso a todos e todas. A Educação Superior em nosso país passa por um novo momento, com diversos investimentos federais nas escolas públicas e também possibilitando parcerias com as universidades filantrópicas. A educação é um direito que está garantido em nossa constituição e nós estudantes iremos demonstrar a todos e todas, que só com a luta e a nossa mobilização que o direito a educação seja respeitado em Caxias do Sul. A cada ano milhares de pessoas deixam de estudar ou desistem do seu sonho de cursar uma Universidade, o DCE tem ao longo da sua história a luta em defesa da educação pública e sempre foi parceiro para que muitas pessoas mantivessem o seu sonho e a esperança de se graduar um dia.
Por outro lado temos areitoria da Universidade de Caxias do Sul, esta argumenta que não pode diminuir a qualidade de ensino e por isso propõem um aumento em torno de 7%, nós estudantes somos os maiores interessados em termos uma melhor qualificação no ensino, na pesquisa e na extensão universitária. O argumento utilizado pela reitoria é falho e demonstra que o discurso utilizado nas eleições para reitor em 2006 era na verdade demagogia, na epóca o atual reitor afirmava que a UCS poderia inclusive ter políticas que diminuissem os custos das mensalidades na UCS. Nós estudantes entendemos que a UCS tem que buscar alternativas para incrementar a sua receita externa, atualmente os estudantes contribuem com quase 92% dos recursos arrecadados pela Instituição. A porcentagem arrecadada de outras receitas para além da contribuição de nossas mensalidades diminuiu do ano passado para este ano, mostrando uma inversão do que o reitor afirmava durante a campanha para a reitoria da Universidade.
A Universidade de Caxias doSul, passa por um momento importante de sua história, ao longo de seus 40 anos a UCS nunca esteve tão bem financeiramente, os números apresentados pela FUCS demonstram que as unidades da Fundação Universidade de Caxias do Sul ( FUCS) estão todas apresentando superávits. Os chamados "vilões" que nos anos anteriores consumiam a receita da UCS, não podem ser mais utilizados como argumento para o aumento de nossas mensalidades. Outro argumento ultilizado pela atual reitoria é de reposição da inflação em nossas mensalidades, a UCS ao longo da implantação do plano real (1995- 2007) aumentou nossas mensalidades 49,25% acima da inflação acumulada no mesmo período. Esta carga vem fazendo os estudantes penar para pagar ano após anos. Já esta na hora da Universidade ter uma ação efetiva para diminuição dos custos e corte dos cabides de emprego que ainda persistem na Universidade.
A Universidade de Caxias doSul estará participando do edital de financiamento do BNDES voltado a instituições de ensino, este edital tem por objetivo qualificar as estruturas e melhorar as condições de ensino. O DCE é favorável que a UCS melhore as condições de ensino, mas entendemos também que é de extrema importância existirem políticas que busquem a permanência do estudante na Universidade e por isso até agora não entendemos qual a razão que reitoria não enviou junto ao pacote de empréstimo de mais de 50 milhões de reais, um projeto de construção da Casa do Estudante. A UCS é uma universidade regional, participa de diversos programas de intercâmbios e aderiu ao PROUNI e até agora não apresenta política de assistência estudantil que facilite a permanência deste estudantes em Caxias do Sul e também a conclusão de seus cursos.
O indíce de reajuste do anoanterior foi de 3,9 % graças a mobilização dos estudantes, que lutaram para garantir os descontos de 20% nas licenciaturas e impedir um aumento abusivo nas nossas mensalidades. Com o indíce de 3,9% de reajuste em nossas mensalidades a UCS até o mês de agosto tinha acúmulado um saldo de 5 milhões de reais, e investido na instituição 11 milhões. Lembramos que a proposta inicial da reitoria era reajustar em 6,1% nossas mensalidades e assim daria condições de investimento no ano de 11 milhões no ano, ou seja, até agora a UCS com um reajuste muito menor conseguiu investir o que previa e irá investir ainda mais até o final do ano.
Para além disso não queremosficar apenas discutindo qual será o melhor reajuste para os estudantes, mas queremos qualificar a Intituição e buscar alternativas para que os estudantes possam acessar e pemanecer na Universidade. No ano passado com a ocupação da reitoria garantimos algumas questões que estavam sendo ameaçadas de corte por esta reitoria, neste ano queremos avançar nas políticas da Universidade e por isso propomos algumas questões para debate na comunidade regional. Para quem está a serviço a Universidade de Caxias ? Qual o papel social que a UCS deve desempenhar na busca de um desenvolvimento integrado e sustentável? Por isso o DCE vem a público solicitar as seguintes reivindicações da comunidade acadêmica e movimentos sociais.
- Reajuste de 0% em nossasmensalidades.
- Realização do CongressoEstatuinte da UCS, aprovado pelo CONSUNI, garantia de paridade nas categorias e eleição direta para reitor.
- Construção da Casa doEstudante, através de financiamento do BNDES.
- Ampliação da CrecheUniversitária para filhos/as de estudantes.
- Desconto nas mensalidadespara estudantes que cursarem mais de 12 créditos.
- Ampliação da política dedescontos nas mensalidades de estudantes de Campi e núcleos.
- Realização das obrasapontadas pelo Orçamento Universitário.
-Adequação a nova lei dosestagios, inclusive na bolsa trabalho da UCS.
-Buscar realizar parceria coma Universidade Estadual do Rio Grande do Sul ( UERGS), para realização de vestibular.
-Incentivo a implantação ecooperação tecnológica com o Instituto Federal de Ensino e Tecnologia ( IFET).
-Ampliação da política dedescontos de 20% para as licenciaturas, desconto conquistado em 2006 e bandeira histórica do movimento estudantil
- Elaboração de um plano deAssistência estudantil com orçamento específico, com a construção de um espaço que se preocupe e implemente a assistência aos estudantes, aproximando os estudantes, Das e DCEs;
-Regularização do conselhogestor do Hospital Geral, garantido a participação de estudantes e professores. Reformulação da gestão acadêmica no Hospital Geral. Garantia da manutenção do hospital continuar 100 % SUS !
Por outro lado temos a
A Universidade de Caxias do
A Universidade de Caxias do
O indíce de reajuste do ano
Para além disso não queremos
- Reajuste de 0% em nossas
- Realização do Congresso
- Construção da Casa do
- Ampliação da Creche
- Desconto nas mensalidades
- Ampliação da política de
- Realização das obras
-Adequação a nova lei dos
-Buscar realizar parceria com
-Incentivo a implantação e
-Ampliação da política de
- Elaboração de um plano de
-Regularização do conselho
Nenhum comentário:
Postar um comentário